23 de fevereiro de 2011

- Namorar não é andar de bicicleta.

Ha quem arrisque um pedido de namoro com o primeiro beijo, ha quem arrisque um pedido de namoro com meses de rolo e ha quem não arrisca e prefere continuar com a sua companhia preferida: a solidão.
Hoje falarei desses que arriscam um pedido de namoro com o primeiro beijo. Estes podem ser considerados corajosos ou não, pois nos tempos em que vivemos um beijo pode vir como o primeiro contato, ou o segundo caso os dois tenham trocado tweets antes. O que jamais é o suficiente para um namoro.
Minha mãe costuma dizer que só se conhece uma pessoa de verdade quando conseguem comer um 1KG de Sal juntos. É claro que não é necessário comer tudo isso antes do pedido, mas é preciso pelo menos 250 gramas, essas serão o tempero necessário para superar as primeiras dificuldades.
Com essas 250 Gramas você descobre qual é a reação do outro com uma aparição inesperada. Descobre se já amou, se anda sofrendo por alguém e busca esquecer, ou se você será o primeiro amor. Descobre as músicas que o outro escuta quando está alegre. Descobre se a pessoa prefere chocolate branco a preto, ou vice-versa. Descobre onde ela mora, com quem anda. Descobre se tem pai e mãe, se eles moram juntos, se já foram embora. Descobre qual é a bebida preferida, ou se a pessoa nem gosta de beber. Descobre se a pessoa é vegetariana ou adora um churrasco. São essas 250 Gramas que darão a força necessária para carregar o caminhão que vem com as outras 750 Gramas.
Para dar a primeira pedalada é necessário pouco mais de 10 Gramas. Com 10 Gramas você nem sabe ao certo se realmente gosta do beijo. Não sabe se está preparado para andar de mãos dadas na praça.
Não posso descartar totalmente a possibilidade de dar certo, existem pessoas que são corajosas, mas cautelosas. O que é muito difícil perto da facilidade com que mudam o relacionamento no Orkut, enche um álbum com fotos tiradas no mesmo dia, e pior que isso dizem EU TE AMO descaradamente.
Para quem carrega ou já carregou o caminhão só restam às risadas, pois com a mesma facilidade que veio, também vai.
Namorar vai muito além do que as pessoas são capazes de ver pela internet. São coisas que conseguimos entender somente a dois, como um olhar de cumplicidade. Namorar requer confiança, adivinhação, ligação fora de hora, pensar que o outro é a saída para tudo, e às vezes é mesmo. Tem que saber que um abraço será o clichê preferido, podendo ser encarado como um "sem mais para o momento". É saber quando ela está "naqueles dias" e só escutar as lamentações absurdas arruma. É fingir que gosta de futebol e não reclamar quando ele preferir assistir o jogo com os amigos. Entender que ela adora BBB e a novela das nove, e que nem por isso deixa de ser inteligente. Saber que por mais que estejam juntos existem momentos que precisam viver sozinhos. Olhar com bons olhos os amigos do outro e ter a certeza de você não precisa saber tudo o que o (a) respectivo (a) conversa com os friends.
Namorar é mais ou menos isso aí, tenho certeza de que ainda não descrevi tudo, pois agora estou no bloco do eu sozinho, mas tenho a certeza de que namorar trás tanta responsabilidade quanto virar a chave e engatar a primeira marcha.
Namorar não é como andar de bicicleta, pois para andar de bicicleta você não precisa de habilitação e o amor exige muitas habilidades.
E é por isso tudo que eu não canso de dizer que ainda tem muita gente que acha que namorar é andar de bicicleta.
Por : RDÍtala Andrade - @italaandrade